quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Removendo manchas da roupa de banho

Quer coisa mais chata do que remover aquelas manchas indesejadas da roupa de banho?!
Ainda mais quando estão novas e dão aquela impressão de velhas...
E as toalhas das crianças, então?! Estas não tem como manchar, já que criançada adora se sujar...
Eis aqui algumas dicas da Blue Gardenia (marca que a C&M comercializa e que é ótima!!!) sobre como remover algumas manchas.
Espero que aproveitem!!

Dicas
  • Aja rapidamente, mas com delicadeza. Não deixe as manchas sobre o tecido por muito tempo para evitar que envelheçam e penetrem nas fibras.
  • Se a origem da mancha for um produto espesso (vela, tinta) antes de mais nada raspe delicadamente com uma espátula.
  • Sempre use um tecido branco limpo ou chumaço de algodão embebido no produto indicado.
  • Nunca esfregue com vigor, em vez disso dê pequenas e repetidas batidinhas sobre mancha, com o produto apropriado.
  • Antes de utilizar um produto, verifique sempre se ele não degrada a cor experimentando-o sobre uma região pequena na parte interna da roupa.
  • Para evitar auréolas, inicie pela borda da mancha e vá aproximando-se do centro.
  • Não utilize grande quantidade do produto de limpeza, melhor acrescentar aos poucos.
  • Solventes inflamáveis devem ser utilizado com prudência.
  • Efetue sempre uma lavagem após tratar da mancha, independente do produto utilizado.

Removendo Manchas de:

Batom
Esta mancha será removida mais facilmente molhando-se a parte manchada com água pura e, em seguida, aplicando um pouco de bicarbonato e esfregando (delicadamente, se o tecido for fino) até a mancha desaparecer por completo.

Bebida Alcoólica

De um modo geral, estas manchas saem esfregando-se com éter. Depois, enxaguar com água.

Bolor
Ferver o tecido manchado numa água contendo um pedaço de couro de bacalhau ou então, usar a própria água em que se ferveu bacalhau. Também desaparece aplicando-se uma mistura de 1 parte de amoníaco para 16 de água.

Café
Se for café derramado na hora, nada melhor do que lavar imediatamente com água bem quente ou fervendo. Pode-se também esfregar uma pedra de gelo pacientemente sobre a mancha, até ela sumir; se possível, colocar antes, por baixo da mancha, um paninho, para absorver o líquido.
As manchas de café também desaparecem esfregando-se sobre elas um pano embebido numa mistura de álcool e vinagre branco. Depois, é só deixar secar.

Café com Leite
Lavar com água e sabão; se não sair, água oxigenada ou tetracloreto de carbono. Poderá ainda esfregar ligeiramente com benzina.

Chá, Chocolate
Molhar imediatamente com água fria. Em seguida, esfregar de leve com um pano embebido com vinagre branco. Sobre tecido branco, utilizar água oxigenada 10 volumes.

Chiclete
Passar uma pedra de gelo até que a mancha endureça. Raspar com uma espátula e completar com lavagem conforme indicado na etiqueta da roupa.

Ervas
Esfregar ligeiramente com um pano embebido em álcool comum. Se a mancha persistir: para tecido de algodão branco ou de cor resistente, mergulhar a peça em água misturada com cândida. Para outros tecidos, utilizar álcool 90° ou vinagre branco.

Ferrugem
A mancha de ferrugem deve ser eliminada de imediato para evitar que provoque um buraco. Utilize suco de ½ limão adicionado de uma colher (de café) de sal refinado. Produtos específicos para ferrugem podem ser encontrados em farmácias e supermercados.

Frutas e Legumes
As manchas de frutas e verduras se oxidam ao ar e, sobretudo, ao calor (na secagem ou quando se passa à ferro). Elas adquirem uma coloração morena e se fixam nas fibras. Aconselha-se lavar rapidamente o tecido manchado. Passar levemente um pano embebido de vinagre branco, ou água oxigenada 10 volumes.

Graxa, Pixe
Colocar em cima da mancha uma camada de manteiga ou margarina.
Deixar agir algumas horas. Tirar o grosso da gordura raspando delicadamente com uma espátula, em seguida, limpar como uma mancha de gordura.

Gordura, Óleo, Manteiga
Tirar a mancha em dois tempos: 1. Dissolver o corpo gorduroso esfregando levemente com tetracloreto de carbono ou solvente apropriado para tecidos. 2. Polvilhar com talco neutro, que absorverá a mancha. Deixar agir de 2 a 3 horas, depois escovar.

Lama
Deixar secar, em seguida escovar (escolha a densidade da escova conforme o tipo de tecido). Para apagar o vestígio, passar no tecido um dos produtos: água com vinagre - 2 colheres de sopa de vinagre branco diluído em 250ml dágua. Água com amoníaco - 1 colher de sopa de amoníaco para ½ litro dágua.

Maquiagem
Aplicar álcool 90°

Mofo
Em tecido branco ou de cor resistente: mergulhar e deixar um pouco na água com cândida diluída; em tecido de cor: umidecer com suco de limão; em tecido sintético ou seda: molhar num banho de leite.

Sangue
Lavar com água fria durante alguns minutos. Se a mancha persistir: em tecidos resistentes, embeber o tecido em água oxigenada, deixar agir e lavar, em tecidos de cor ou lã, derreter um comprimido de aspirina em um copo com água e mergulhar a parte manchada por alguns minutos.

Tinta
(de caneta esferográfica) - sobre lã: esfregar levemente com álcool. Sobre algodão: remover com tetracloreto de carbono ou solvente apropriado para tecidos. Sobre poliéster: remover com solvente incolor para esmalte de unhas.

Transpiração
Em tecidos resistentes, esfregar a mancha com água oxigenada. Para tecidos delicados, deixar de molho meio dia em água fria adicionada de vinagre branco.

Vela
Tirar o máximo da crosta de cera raspando delicadamente os dois lados do tecido com uma espátula. Se a vela for branca: colocar o tecido entre 2 folhas de papel absorvente e passar com ferro morno, trocando o papel à medida que ele absorver a vela derretida. Lavar normalmente.
Caso resista uma mancha gordurosa, eliminar passando álcool. Se a vela for colorida: impregnar os dois lados do tecido com álcool puro. Depois de 5 a 10 minutos, esfregar à mão.

Boa sorte!!!
Ah, e quem testar, conta aqui depois qual foi o resultado para sabermos se funciona mesmo!!
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário