sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Noite dos Queijos e Vinhos

Gente
Quer coisa mais chic do que chamar os amigos para uma Noite de Queijos e Vinhos?!
Ao invés de fazer um aperitivo, você faz uma mesa com diversos tipos de queijos e serve um bom vinho. Ótima pedida para bater papo e reunir os amigos. Sem falar, claro, que é uma ideia também para uma noite de casais, já dá para criar uma atmosfera bem romântica.


É muito prático de fazer: você pode comprar tudo pronto ou preparar, você mesmo, algumas tábuas de queijos acompanhadas por cestas de pães variados.

Confiram as dicas do chef Fabrice Delassus, proprietário do restaurante Chez Fabrice, em São Paulo.
- Para começar, os queijos e os vinhos devem ser servidos a uma temperatura de 18ºC. O ideal é que os queijos de massa mole sejam retirados da geladeira trinta minutos antes de serem consumidos. Os queijos de consistência dura precisam de duas horas em temperatura ambiente.
- Sirva os queijos sem as embalagens originais. Acomode-os em travessas de madeira ou porcelana e, de preferência, separados. Aqueles que têm casca dura devem ir à mesa assim mesmo, com a casca. Não os corte em pedaços muito pequenos.
- Na hora de cortar os queijos, lembre-se que cada fatia deve conter todas as partes da peça, ou seja, casca e centro. Reserve uma faca para cada queijo e não as misture. Se quiser agradar seus convidados, identifique cada um dos queijos escrevendo seu nome e origem numa bandeirinha.
- Queijos apimentados ou fortes demais embotam o paladar e devem ser reservados para o final do evento, quando o consumo de vinho já deverá ter diminuído.
- Na hora das compras, escolha ao menos cinco tipos de queijo, variando a matéria-prima (leite de vaca, cabra, ovelha e búfala), a consistência (duro, cremoso, mole), e o estágio de maturação (fresco, meia-cura e curado).


***Quanto aos vinhos, o ideal é dispor de ao menos de quatro tipos: um branco seco, que pode ser um Sauvignon Blanc; um tinto leve, como um Pinot Noir; um tinto mais encorpado, como um Shiraz australiano ou um bom Bordeaux; e um doce, que pode ser um Porto.
Contudo, em um evento informal, as pessoas não degustam os queijos com os vinhos, em ordem.

Por isso, ficam as dicas:
- Planeje o evento em função do vinho e sirva apenas os queijos que combinam entre si.
- Assim, para um evento num dia mais quente, abasteça a adega de vinhos brancos leves e secos como o Sauvignon Blanc, o Riesling e o Chardonnay. Escolha bebidas jovens e não barricadas e sirva com queijos frescos de baixa acidez e pouco sal, como a ricota, o minas frescal, o cottage, a mussarela de búfala e o queijo de cabra fresco.
- Se a idéia é consumir vinhos tintos leves e fáceis como o Pinot Noir ou o italiano Valpolicella, monte a mesa com queijos macios de meia-cura como o camembert e o brie.
- Para noites mais frias, quando o corpo pede vinhos tintos mais encorpados como o Merlot chileno ou o Crianza espanhol, oferece queijos de massa semidura, como ementhal, o gouda e o minas meia-cura.
- O Cabernet Sauvignon é um vinho mais alcoólico e de taninos mais acentuados. Ele combina muito bem com queijos de massa dura e mais sal, como o parmesão, o pecorino e o minas curado.



Importante!
Os pães são indispensáveis. Por isso, sirva uma boa variedade deles. Boas pedidas são o pão italiano, o francês, o de centeio e os pães com nozes. Evite apenas os muito condimentados, que comprometem o paladar.
E nunca sirva uvas ou frutas muito ácidas como abacaxi e morango. Elas não combinam com o cardápio. Já as frutas carnudas, como as peras, pêssegos e maçãs vermelhas, são bem-vindas.

A ESCOLHA DOS PRATOS
Não é só de comida que um evento/jantar é feito. A escolha dos pratos, talhares e tudo mais precisa ser levado em consideração. Para você não errar, fizemos uma seleção dos itens que você tem que ter para que sua noite de Queijos e Vinhos seja um sucesso.










Quer conferir outros itens que podem incrementar seu jantar? É só acessar http://www.casacm.com.br/ e clicar na seção "Sala de Jantar"
Boa sorte e bom apetite!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário