quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Sabe escolher o tom de base pela internet?!

Aproveitando que os produtos da Revlon n C&M estão em promoção, vamos falar hoje sobre BASE.
Você sabe escolher o tom da base pela internet, quando quer comprar online?!

Olha que bacana as dicas que a blogueira Karen, do blog E aí Beleza.
Vou reproduzir na íntegra pra vocês, ok, porque vale muito a pena...
Nas palavras da Karen...

Primeiro: Não se baseie na cor que alguém que você só conhece pela internet usa.
Muitas de vocês me perguntam que tom de base da marca X eu uso, e tentam se basear nisso na hora de escolher uma cor para vocês. O problema é que a maioria de vocês não me conhecem ao vivo, só mesmo pelo monitor, e não sabem qual o meu tom de pele real. A câmera e o monitor enganam muito a gente. Então se você acha que tem o mesmo tom de pele que o meu, não confie. Nunca se baseie no nosso tom de pele na hora de escolher uma base. Você provavelmente vai errar.

Claro que na hora de comprar uma base eu procuro outras gurus da internet que tem a cor de pele parecida com a minha e vejo qual tom elas usam. Mas esse é só o primeiro passo na busca. Isso serve só para você ter uma noção de que tom deve começar a procurar.
Muitas de vocês me enviam fotos por email e me perguntam: Qual base da marca X é o meu tom? Mas como eu mostrei para vocês acima, o tom de pele varia muito dependendo de como a foto foi tirada, e eu não conheço todos os tons de base da marca. Geralmente eu só conheço o MEU tom. E mesmo assim vendo uma foto sua não posso te dizer se a minha cor vai dar ou não para você. E mesmo quando você me manda 5 fotos/vídeos não tenho como saber as condições de cada foto/vídeo para saber como você é pessoalmente e te ajudar a escolher a base.
O melhor é que você mesma leia esse tutorial e com as dicas que vou dar aqui descubra qual o seu tom de base!
Segundo: Se possível vá na loja e teste!
Principalmente para meninas que moram em cidades grandes, há lojas de cosméticos que vendem bases importadas como Mac, Dior, Clinique, etc. Não há nada de errado em ir até a loja e testar a base que você quer até achar o seu tom e deixar para comprar na internet. Claro que exige um pouco de cara de pau da pessoa, mas eu sempre digo que vou pensar e estudar a textura e duração da base, e depois se eu gostar retorno e levo a base(o que raramente acontece por que eu acabo comprando pela internet).
Se você não tem acesso a loja, talvez possa pedir amostras para uma amiga que tenha a base. Mesmo que não seja o seu tom, vai te dar uma noção da cor da base e se tem que ser muito mais claro, mais claro, mais escuro… etc.
Se você já tem uma noção de que tom alguém usa, fica mais fácil ainda, assim você chega na loja e pede para experimentar tons específicos.
Terceiro: Procure swatches!
Na internet tem sites específicos que só fazem swatches de coisas. Exemplo a Temptalia e a Karla Sugar. Geralmente quando sai uma base ou corretivo, uma delas pelo menos recebe todas as cores e fotografa para que tenhamos noção do que comprar. Ambos os sites tem campos de BUSCA, então você vai lá e digita o nome do produto que está procurando, assim você vai ver quais posts falaram disso e onde elas mostraram os swatches.
Também tem uma ferramenta MUITO útil chamada GOOGLE. Você só precisa digitar o nome do produto e a palavra “swatch”, e ele vai te mostrar todas as referências de sites que já publicaram essas palavras no mesmo post. Assim se não tiver nos sites que mencionei anteriormente, com certeza outra pessoa iluminada comprou ou recebeu as bases e fez swatch.

Você também pode encontrar swatches dessas bases no site do fabricante ou das lojas que vendem o produto. Procure em todos os lugares possíveis.

(Site do fabricante)

Quarto: Use o Foundation Matrix
A Temptalia fez uma ferramenta muito útil, a Fountation Matrix, que compara tons de bases e te ajuda a escolher o seu tom certo da marca X.
Para usar, entre no site e selecione primeiro seu tom de pele. Quente(WARM) ou Frio(COLD)? Um jeito legal de saber que eu descobri recentemente é: Se sua pele é oleosa/mista ela é quente. Se ela é seca/normal ela é fria.
Depois selecione os tons da sua pele para a busca ficar mais fácil. Ela é Muito Clara para Clara(Very Light to Light)? Clara para Médio(Light to Medium)? Médio para Escura(Medium to Medium-Dark)? Escura para Muito Escura(Dark to Deep Dark)? Na dúvida selecione todos! :)

Depois clique em SUBMIT e você vai ser redirecionado para outra página.
Nessa página tem uma lista de quase todas as bases no universo. Para ficar mais fácil o ideal é você saber sua cor MAC. A minha é NC15. Se você não sabe a sua cor Mac, o ideal é que você saiba de alguma base importada. Revlon, Clinique, Dior, qualquer uma que esteja listada no Foundation Matrix. Por exemplo eu sei a minha cor da base da Revlon Photo Ready: Vanilla. Então eu fui até a Revlon (você pode usar o atalho no teclado “CTRL+F” para abrir a caixinha de busca e digitar o nome da base, está disponível em todos os navegadores) e vi que a cor Vanilla da Revlon Photo Ready é equivalente a NC15 da MAC.

Se você tem dúvidas sobre a sua cor, com essa lista fica mais fácil você ir à uma perfumaria ou farmácia e testar alguma base mais barata tipo loreal, revlon, maybelline, e assim descobrir seu tom MAC. Sabendo que meu tom MAC é NC15 fui até a base da Make Up For Ever HD para descobrir minha cor: 115 ou 117.

Agora veio a dúvida: 115 ou 117? Daí eu olho as fotos dos swatches e faço o próximo passo para ter certeza.
Quinto: Nunca confie no monitor.
Eu sou designer como muitas de vocês sabem, e se tem uma coisa que a gente aprende desde o começo da profissão é: Não confie no monitor(a não ser que ele esteja calibrado corretamente, e isso exige conhecimento na área e aparelhos para calibração o que custa caro. Se você quiser mais informações de uma olhada no google na busca “como calibrar meu monitor“). O que eu aconselho que você faça nessa hora é esquecer essa história de calibrar o monitor e confiar em outro método que eu costumo usar muito para ver se a cor está fiel.
Abra o photoshop e cole os swatches da base que você encontrar. Salve como JPEG(imagem comum) num pendrive ou cd e vá até uma loja de revelação de fotos, e peça para revelar como fotografia. Faça isso em umas 3 lojas, e depois compare as 3 imagens. É sempre bom fazer em 3 lojas para ter certeza que a maquina deles está calibrada e imprimindo corretamente. Geralmente 1 vai sair meio fora da cor das outras, e você confia nas outras 2. Se surgir dúvidas quanto a cor, vá em outras lojas e peça para revelar novamente. Quanto maior a loja, mais bonita e famosa, maior é a probabilidade da maquina deles estar calibrada e a cor bater certinho com a base.
Eu costumo juntar nessa imagem todos os swatches que acho na internet. Desde amostras da base no braço até o swatch postado no site do fornecedor. Para mim esse método nunca falhou.

Depois da minha pesquisa enorme, descobri que minhas cores ideais eram 115 e 117. Imprimi também os swatches da 110 e da 118, as cores mais próximas as minhas, só para ter certeza.
Peguei a foto impressa e coloquei pertinho do meu rosto, em frente ao espelho bem iluminado e conclui que o tom ideal para mim seria o 115. Comprei e a base ficou perfeita na pele.
Escolher o tom da base online não é difícil mas exige paciência. Na dúvida, seja perfeccionista. Afinal uma BOA base tem que sumir na sua pele e ficar exatamente da cor do seu rosto. Ainda mais quando você vai investir numa base mais cara, como essa da MUFE HD que custa bem carinha, e se eu errasse no tom ia chorar por semanas.
Se você comprou a base e ela ficou diferente do seu tom de pele, você pode misturar com uma base mais escura ou mais clara para acertar a cor. Pode também adicionar um pouco de pó bronzeador ou mais escuro na base(dando aquela raspadinha básica e misturando tudo com o pincel) ou até finalizar com um pó mais escuro/mais claro para tentar acertar o tom da base. Pode também diluir em água termal, hidratante ou protetor solar, fazendo isso a cobertura da base vai ficar mais leve e a diferença de cor, menos aparente.
Também pode vender online ou para uma amiga e comprar o tom certo. O que não pode é deixar a base em casa encostada, sem usar.
Bom gente, espero ter ajudado vocês a escolher a cor da base ideal. Esses são os métodos que eu uso e é muito difícil errar quando você segue todos os passos.

Legal não?! Quem quiser, pode acessar o blog dela, direto no link http://eaibeleza.com/2011/09/como-escolher-seu-tom-de-base-online/

Agora, depois de você descobrir qual é seu tom de base, é só você entrar no site da C&M http://www.casacm.com.br/ e aproveitar que os produtos da Revlon estão na promoção para adquirir sua base!!!
Olha só:

Rv Base Colorstay Combination 180 Sand B de R$90,20 por R$72,20


Rv Base Custom Creat 020 Light de R$71,18 por R$56,94

Tem muito mais no site e na loja. Entrem em http://www.casacm.com.br/ ou estamos na Rua Brasil esquina com a Rua Aracaju, em Catanduva.
Aproveitem pois a promoção é de 25% de desconto à vista ou 20% de desconto a prazo e vale só até sábado!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário