segunda-feira, 12 de março de 2012

Acabe com o mofo!!

O mofo é um grande vilão nas casas, certo?!
Quando você menos espera, ele já está alojado em algum canto. Pinturas manchadas, armários esbranquiçados, roupas com mau cheiro são as principais consequências.


O mofo se prolifera em ambientes quentes e úmidos. Principalmente aqui no Brasil, onde há altas temperaturas e muita chuva, é bastante comum aparecer mofo.
Uma saída, fácil e fundamental para tentar evitar o mofo, é deixar as janelas sempre abertas quando possível. Assim o passa pela casa, aliviando o calor.


Outras sugestões são o uso de ventiladores, para circular o ar, e lâmpadas incandescentes, para reduzir a umidade, mesmo que sejam as de 40 watts, que gastam menos energia, mas garantem a evaporação no local.
Além disso, retirar de dentro de casa objetos que favoreçam a proliferação do mofo, como cortinas e carpetes, além de evitar atividades com itens que exalem odores ou poeira, pode contribuir com quem sofre de rinites alérgicas. 
Uma dica que pode ser adotada pelas donas de casa é o uso do vinagre indicado para limpar as áreas onde há mofo, por conter ácido acético, com capacidade de combater o fungo.
Um outra dica indispensável é evitar que a mobília fique muito encostada na parede.



>> No caso dos armários, onde ficam guardadas roupas e roupas de cama e banho, o ideal é que cada parte do guarda-roupa tenha uma área para circulação de ar. Lojas especializadas possuem "respiradeiras" que podem ser instaladas no fundo desses locais. Um pedaço de giz também pode ajudar a eliminar a umidade.
Periodicamente, é indicado que os armários sejam limpos e até produtos anti-mofo sejam usados durante a faxina. As roupas devem ser guardadas fora de plásticos ou recipientes fechados, que atrapalhem a circulação de ar. Em dias ensolarados, deixe as portas do armário abertas por cerca de 15 minutos. Mesmo que algumas roupas não estejam sujas, é recomendado que sejam lavadas de tempos em tempos. 

Anote as dicas caseiras
    Mofo no armário:
  • Coloque um litro de vinagre fervido dentro de um recipiente e deixe no guarda-roupa por três horas.
  • Misture água sanitária e água e passe nos locais do armário que estão manchados.
  • Deixe as gavetas e portas do armário abertas para circular o ar. Em locais muito úmidos,são indicados 15 minutos diários.
  • Para evitar a umidade, coloque um pedaço de giz nas gavetas. O cheiro de mofo também sumirá, após uma semana.
    Mofo nas paredes:
  • Trate sempre as infiltrações que originam o mofo.
  • Misture água sanitária e água e passe nos locais da parede que estão manchados.
  • Mantenha uma distância de 5 centímetros entre os móveis e a parede.
    Mofo nas roupas:
  • Nunca armazene roupas em sacos plásticos
  • No caso de mofo em roupa branca, deixe a peça de molho em água sanitária
  • Para retirar o mofo de tecido colorido, umedeça a peça com suco de limão
  • Para retirar o mofo de seda ou sintéticos, lave a roupa com leite e enxagüe com água.
Fonte: Casa e Etc

Entenda o que acontece e fique esperta, cuidando sempre da sua casa!!



Fonte: Bem estar/Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário