quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Sabe tirar manchas de roupas e toalhas?!

Sempre que vemos uma roupa manchada dá aquela dor no coração, ainda mais quando é alguma peça que gostamos muito.
Apesar de algumas manchas serem fáceis de tirar, outras nem tanto, acabamos desistindo e deixando essa roupa de lado.
Porém..... para resolver seus problemas, vamos dar algumas dicas super úteis de como tirar manchas.

Manchas amareladas
1- Para clarear tecidos de algodão e linho já amarelados pelo tempo, ferva o tecido numa panela bem limpa por 1 hora em uma solução de sal de cozinha e bicarbonato de sódio.
2- Para evitar manchas amareladas em lycra branca: depois de lavar e enxaguar, logo em seguida, deixe por pouco tempo de molho em água contendo um pouco de bicarbonato de sódio. Secar na sombra.

Disfarçar a mancha
Para disfarçar a mancha de roupa: se você estiver com pressa de sair e notar que sua roupa branca tem uma mancha, cubra a mancha com talco.

Eliminar manchas de roupas, toalhas e panos
Coloque 50 ml de hipoclorito de sódio em 10 litros de água. Deixe a roupa inteira molhada nesta solução de 5 a 15 minutos e depois enxague.

Existe um produto chamado Tira Grude que remove facilmente manchas e resíduos de batom, graxa, óleo, cola de etiqueta, chiclete. Ele tem uma base de ácido cítrico convêm fazer uma teste pra ver se a roupa não desbota.

Roupas mais claras
1 - Para que as roupas brancas fiquem bem claras, é só colocar uma tampa de álcool de cozinha na água com sabão em pó e deixar de molho por três horas.
2 - Passar sabão na roupa, colocar num saco plástico e deixar um tempo no sol. 

Roupas mais limpas
Para que suas roupas fiquem mais limpas, adicione 50 ml de amônia para 20l de água.

Roupas manchadas por roupas coloridas
1 - Se na hora de lavar a sua roupa branca, ela manchar com tinta de outra roupa, não esfregue. Simplesmente, coloque-a em água limpa, que a mancha sai sozinha. Esta dica serve, até mesmo, se a manchar for de vinho.
2 - Se misturar peças claras com escuras e manchar, não deixe a peça manchada secar. Ferva a peça com sabão de coco cortado em pedacinhos (dê uma fervida rápida). 
3 - Ferva água suficiente para cobrir a roupa manchada. Depois de ferver, coloque uma boa quantidade de açúcar, junte a roupa e deixe fervendo ate que a mancha desapareça. Este truque só serve para roupas que não encolham e de algodão, tecido sintético não pode. E se forem coloridas, verifique se a cor é firme.

Açúcar ou xarope
Aplique uma solução feita de 3 partes de água e 1 parte de álcool etílico, depois lave normalmente.

Barro
Podem ser removido, depois de seco, com uma boa escovada. Se elas persistirem, aplique uma mistura de água e vinagre, em partes iguais.

Bebidas alcoólicas
A maioria dessas manchas sai com aplicação de éter etílico sobre elas.

Bolor em tecidos brancos ou claros
1- Coloque em molho na água com sabão em pó (de boa qualidade) e água sanitária, após, exponha a peça ao sol, e molhe de vez em quando para não secar.
2 - As roupas de algodão ou linho (brancas) deverão ser mergulhadas numa mistura de 50 ml de hipoclorito de sódio para 1 litro de água (adicionar 20 g de açúcar para fixar cores). Deixe a peça de molho entre 5 e 10 minutos e observe. Se necessário, deixe por mais tempo. Lavar em seguida e enxaguar bem. Para manchas menores pode ser usado menos hipoclorito, deixando por menos tempo.
ATENÇÃO: O hipoclorito de sódio é um agente forte e corrosivo, ou seja, quanto mais diluído menos agride a peça. Esta dica é para quando outras tentativas falharem, por isso, use com cautela.

Café
1 - Molhar ligeiramente a mancha e coloque um pouco de bicarbonato de sódio em cima. Esfregue bem e passe água fria. A mancha desaparece, lave normalmente.
2 - Lave com água morna e glicerina.
3 - Passe rapidamente sobre o local uma pedra de gelo. Depois, enxugue com uma toalha.

Camurça
1 - Limpeza de camurça: pulverizando-a com talco e escovando-a em seguida, ela voltará a mostrar a beleza de sempre.
2 - Manchas: Esfregue-as cuidadosamente em movimentos circulares com pano limpo embebido em aveia moída. 
3 - Passe miolo de pão sobre a mancha. Retire o pó com uma escovinha de arame para camurça.

Chocolate
Se for tecido de algodão, misture 1 colher de sopa de amoníaco, 1 colher de chá de vinagre e 1 copo d'água, ou utilize glicerina líquida, espere meia hora e depois passe álcool e água.
Nos tecidos de lã, esfregue com um chumaço de algodão molhado em glicerina, com outro chumaço de algodão umedecido em água morna, e retire a glicerina. 
Não use em veludo.


Lembrando que:
- O uso de Equipamentos de Proteção, como luvas de borracha, óculos de proteção, etc., é recomendado durante o manuseio de qualquer produto químico. 
- Nunca utilize qualquer produto nos tecidos, sem antes testar (por exemplo: na parte interna das costuras, bainha, etc.) pois cada um tem suas caracteristicas próprias. Verifique se o tecido tem cor firme e não desbota. Siga as instruções do fabricante.
- Tenha cuidado ao manusear o sumo de limão, pois mancha a pele quando exposta ao sol, sempre use luvas.
- Estas dicas foram recolhidas na internet, a utilização das mesmas é por sua conta e risco.

Fonte: Lar Doce Lar

Com essas dicas, vai ficar muito mais fácil deixar suas roupas impecáveis.

** Casa C&M - Presentes de casamento, lista de presentes, enxoval e decoração

Nenhum comentário:

Postar um comentário