segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

DIY - Sousplats


Eles dão um charme todo especial a mesa dos convidados, existe de vários materiais: mdf, laca, vinil, ratan... Mas quando o Budget aperta, é um dos primeiros itens que saem da nossa listinha...

Para as noivas que desejam fazer seu próprio Sousplats, vai a dica:

Você irá precisar de:

- Discos de vinil antigos ( pode ser comprado em sebos a menos de 1 real cada) ou Placa de papelão 0,80 x 1,00m - dá pra fazer 6 sousplat - preço médio de 4dinheirinhos...

(Ou se preferir, junte essas caixas de TV, Microondas, móveis etc, mas não podem estar dobradas!)

- Cola Branca – pode comprar aquele tubo grande mesmo..

- Pincel/Brocha - quanto maior, mais rápido o processo.

- tesoura e estilete

- tecido, de prefer}encia algodão – evite tecidos acetinados ou elásticos, chita tbm da certo!

- termolina leitosa

Agora vamos ao passo a passo:

1) Corte o formato do sousplat no papelão - a medida padrão é de 35cm, mas você pode variar de acordo com o tamanho do seu prato. Para evitar qualquer confusão acho melhor comprar 1 unidade, ou pegar emprestado e tomar as medidas. Se optar pelo disco, use ele mesmo como medida!

Dica da Analú: Melhor do que perder horas tentando cortar o papelão, é mais fácil apenas marcar a circunferência e levar para um serralheiro. Eles tem máquinas especiais e cobram merreca para fazer isso pra você!

2) Passe cola apenas de um lado do papelão / disco com um pincel ou com o rolo. Não seja pão dura com a cola. Certifique-se que tem cola em toda a superfície.



3) Coloque a parte com cola do papelão / disco virada para o tecido. Aperte um pouco e espere que seque uns 10 minutos. Se não tiver paciência pra esperar dá pra usar secador de cabelo.


Coloque a parte com cola virada para o tecido e aguarde a secagem

Antes e depois

4) Recorte o tecido deixando umas bordas para fazer o acabamento.
Atenção: você pode optar por 2 opções:

Se não quiser fazer acabamento na parte de baixo, basta só cortar o tecido rente.

Se quiser fazer acabamento, deixe uns 4cm de sobra, recorte e cole. Depois é só colar uma folha de EVA ou feltro com uma circunferência um pouco menor.


Dica da Analú: A vantagem de usar EVA é que o sousplat fica mais firme na mesa, pois a folha de EVA vai ter o efeito de antiderrapante

Para fazer acabamento com EVA.



5) Depois de recortado você pode optar por colocar uma fita de cetim ou viés na borda para dar um acabamento melhorzinho...

6) Para impermeabilizar seu sousplat, passe uma camada de termolina leitosa cima do tecido - Cuidado para não estragar o papelão. - Passe uma camada fina para secar mais rápido.


Depois de seco seu sousplat estará pronto para ser utilizado!!! Muito fácil!
A vantagem é que você pode usar para qualquer situação que fica lindo!! E quem quiser fazer uma graninha extra, pode vender e lucrar bastante!
As mesas montadas com sousplats tem um charme todo especial... Comece ja a fazer os seus!




** Casa C&M - Presentes de casamento, lista de presentes, enxoval e decoração

Nenhum comentário:

Postar um comentário