terça-feira, 16 de julho de 2013

Quinoa, um super alimento | Por Larissa Garcia

Vocês já ouviram falar da quinoa? Ela é uma planta oriunda da Cordilheira dos Andes e é considerada sagrada pelos Incas.
A quinoa tem um teor protéico superior ao dos outros cereais, tais como: arroz, trigo e milho. É Fonte de aminoácidos essenciais, quando combinada com cereais ou leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico), tornando a dieta mais equilibrada.
A quinoa é considerada um dos “Super Alimentos” que são aqueles que apresentam em sua composição muitas vitaminas, minerais, fibras e compostos de ação antioxidante e por isso são capazes de ajudar na manutenção do peso, na redução do colesterol, do risco de doenças cardiovasculares e de câncer, ou seja, além de nutrirem o organismo, melhoram a qualidade de vida.

Vale ressaltar que a quinoa tem quantidade considerável de triptofano, um aminoácido precursor de serotonina.
Grão rico em minerais: zinco, ferro, cálcio, potássio, magnésio e manganês e em vitaminas B2 e vitamina E.É uma fonte de ácidos graxos ômega 3 e 6.
Por ser isento de glúten é recomendado para quem tem intolerância ou hipersensibilidade a essa proteína.
De sabor suave, é um alimento versátil, o que facilita sua inclusão no cardápio diário. Os grãos podem ser incorporados às saladas, bolinhos com legumes, substituindo o arroz; os flocos podem ser consumidos com frutas amassadas, leite, iogurte, etc. Sua farinha é utilizada na composição de receitas de massas, pães, bolos e tortas.



E agora, algumas sugestões de receitas!!

Tabule de quinoa com damascos, pinholes e ervas


1 xícara (chá) de quinua
4 xícaras (chá) de caldo de frango (faça o caldo em casa)
½ xícara (chá) de damascos picados
½ xícara (chá) de pinholes torrados
2 colheres (sopa) de azeite extravirgem
3 colheres (sopa) de vinagre
1 colher (sopa) de raspas de laranja, bem picadas
1 colher (sopa) de hortelã fresca picada
1 colher (sopa) de salsinha fresca picada
1 colher (sopa) de tomilho fresco picado
12 tomates-cereja cortados em 4
sal a gosto

Modo de preparo: Aqueça o azeite e refogue a quinua até começar a pipocar. Junte o caldo, tempere com sal, mas sem exageros, e cozinhe por cerca de 12 minutos, até que o grão se abra - isso indica que ele já está no ponto. Escorra o excesso de caldo e junte o damasco, o pinhole, as ervas e as raspas de laranja. Acerte o sal e misture o vinagre. Resfrie. Na hora de servir, junte os tomates e finalize com um fio de azeite.

Torta de brócolis e quinoa

1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de quinoa
3 colheres (sopa) de manteiga
5 colheres (sopa) de água gelada
1 queijo fresco light pequeno
1 ovo
1 maço de brócolis cozido
1 cebola pequena
1 colher (chá) de orégano
Sal e pimenta vermelha sem sementes picada a gosto

Modo de preparo: Prepare a massa: misture a farinha de quinoa, a manteiga e 1 colher (café) de sal até formar uma massa. Adicione a água, aos poucos, e sove sem parar. Quando estiver uniforme, faça uma bola e leve à geladeira por 30 minutos. Para o recheio, bata ligeiramente no liquidificador o queijo, o ovo, os brócolis, a cebola e o orégano com sal e pimenta a gosto. Tire a massa da geladeira e use metade dela para forrar o fundo e as laterais de uma assadeira untada com um pouco de manteiga. Distribua o recheio e cubra com a massa restante. Asse no forno, preaquecido a 180 ºC, até dourar.

Hambúrguer de quinoa

½ xícara (chá) de quinoa em flocos
2 xícaras (chá) de água
1 colher (sopa) de óleo
1 cebola pequena bem picada
1 abobrinha pequena ralada grossa
½ xícara (chá) de cenoura pequena ralada grossa
1 gema de ovo
3 colheres (sopa) de farinha de rosca
1 batata sem casca cozida amassada
Sal e pimenta a gosto
3 colheres (sopa) de cheiro-verde picado

Modo de preparo: Cozinhe a quinoa na água até que fique al dente. Escorra bem e reserve. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola até ficar transparente. Adicione a abobrinha e a cenoura. Refogue por mais dois minutos. Retire do fogo e misture a quinoa, a gema, a farinha de rosca e a batata. Tempere com o sal e a pimenta. Divida a massa em seis porções. Com as mãos, achate-as, fazendo a forma de um hambúrguer. Grelhe os hambúrgueres em uma frigideira aquecida e levemente untada com azeite dos dois lados até ficarem dourados.

Espero que gostem das receitas. Vocês podem encontrar a quinoa em qualquer forma em grandes redes de supermercado e lojas de produtos naturais. Qualquer duvida entre em contato.

Beijos....até o próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário