terça-feira, 13 de agosto de 2013

Alimentos e Celulite | Por Larissa Garcia

Se tem algo que atormenta as mulher na chegada do verão são as famosas celulite. Mas antes de falar mal dos furinhos que a celulite causa na sua pele, que tal entender o que está por trás desse tipo de inflamação? Pra quem não sabe a celulite é uma inflamação assim como tudo que acaba com ite (rinite, sinusite e por ai vai) logo a alimentação tem que ser principalmente em alimentos antiinflamatórios, que melhoram a circulação e claro associado a um bom tratamento estético.
Alguns fatores influenciam esses famosos furinhos como: predisposição genética, alterações hormonais, má alimentação, fumo, sedentarismo, estresses e outros fatores ajudam a deixar a celulite mais acentuada. Não devemos pensar apenas em tratar os sintomas, mas sim à causa da celulite pensando em alimentos que melhoram a circulação promova a produção de colágeno e elastina, hidratam e diminuem a inflamação.
Então vamos focar na alimentação: de acordo com a dieta atual do brasileiro baseada principalmente em excesso de gordura trans, gordura saturada, sal, alimentos industrializados, carboidratos refinados e açúcar esses alimentos vão ajudar a piorar o quadro de celulite. Por outro lado, existem alimentos que ajudam a aliviar o problema e até aceleram os efeitos tratamentos estéticos.

Hidratar a pele
Pensando nesses alimentos vamos ver os que ajudam a melhorar a hidratação. Todos nós sabemos que é preciso hidratar o seu organismo, beber água e alimentos que contém bastante água em sua composição. Alimentos como a melancia (possui 95% de água em sua composição) ajuda a melhorar a aparência da pele e faz com que as células funcionem no seu máximo potencial prevenindo a celulite. Outros alimentos ricos em água têm: abobrinha, pepino, tomate, alface, brócolis, couve flor e cebola e entre as frutas temos: morango, melão, melancia, acerola, tangerina, mamão papaia, caju, laranja, limão, abacaxi e água de coco. 


Colágeno e elastina
Quando pensamos em colágeno e elastina temos que ter uma coisa muito importante em mente, abolir alimentos de farinha branca por quê? Porque quando consumimos muitos alimentos com farinha branca acontece um processo chamado glicação o que seria isso, esse processo segundo a dermatologista Marcella Dellcourt da Sociedade Brasileira de Dermatologia a glicação ocorre quando uma molécula de açúcar em excesso (provocado por aumento da ingestão de açúcar – carboidrato refinado em excesso, doces e afins ou por lentidão do metabolismo da glicose) se adere a uma molécula de colágeno ou elastina, responsável pela firmeza da pela e elasticidade. Isso se caracteriza num complexo de açúcar e proteína rígido que altera a estrutura dessa proteína e impedem o desempenho eficiente de seus papeis mais importantes ocasionando no final flacidez, celulite e rugas.
Alguns alimentos e nutrientes melhoram esse quadro primeiro é evitar o excesso de açúcar consumindo alimentos integrais e menos açúcar (mas nada de adoçante), o licopeno é um nutriente encontrado no tomate em maior quantidade e principalmente nas suas formas de pasta ou assado ajuda a fortalecer a pela prevenindo a perda de colágeno e mantendo a estrutura da pele. Ele age como uma barreira, impedindo as células de gordura atinja a camada superior da pele causando a celulite (mas nada de massa de tomate enlatado não gente é o tomate fruta mesmo, molho natural ou apenas colocar ele num refogado já melhora bastante e dê preferência para o orgânico). Outros alimentos que contem licopeno são: melancia, goiaba e mamão.
Ovos também são importantes por contém lecitina, que é uma parte importante na parede da célula, regulando entrada e saída de água delas.
A blueberry também é importante porque as antocianinas presentes nela agem junto com a vitamina C para fortalecer o colágeno, conseqüentemente, a estrutura da pele. Elas também impedem o oxidativo da pele porque contém antioxidantes. Outras frutas ricas em cianidinas são: cerejas, blackberry e raspberry (essas substâncias podem ser manipulas em formas de extratos também e usadas em suplementação).
Os peixes entram como fonte de proteína de boa qualidade. Os aminoácidos (constituintes das proteínas) são essenciais para manter a água dentro das células e para a produção de colágeno. Os aminoácido são bons para o ganho de massa muscular que com a perda de peso diminuem a aparência da celulite. Além dos peixes inclua também outras opções de proteínas mais saudáveis como a quinoa, as leguminosas e queijos magos.
As folhas verde escura principalmente o espinafre tem altos níveis de vitamina do complexo B importante para que outros nutrientes sejam usados de forma eficiente pelo organismo. Também é rico em vitamina A e C que ajudam na formação do colágeno e vitamina K que promove a melhor circulação do sangue.
A castanha do Pará é muito rica em selênio que protege a pele e sua elasticidade, além de agir quase como um antioxidante reduzindo a inflamação causada pelos radicais livres.
Vitamina C, essa vitamina é essencial, pois estimula a produção de colágeno, quando a essa vitamina C vem do abacaxi nele também contém a vitamina K que melhora a circulação e mais uma complexa mistura de enzimas cheias de propriedades antiinflamatórias.

Diminuir a inflamação
O óleo de linhaça é fonte de Omega 3 e 6 a linhaça também ajuda a manter a hidratação da pele sem contar que juntos diminuem a inflamação, esses ômegas não são produzidos pelo organismo devendo ser introduzidos na dieta na alimentação ou na forma de suplementação como cápsulas de óleo de peixe (gente aqui muito cuidado com a procedência das cápsulas pois elas podem ser contaminadas por metal pesado e ai não dá). Outras fontes de ômegas são: azeite de oliva extra-virgem, gergelim, macadâmia. Visitem este site www.vitalatman.com.br vocês encontram óleo gourmet maravilhosos para usar na alimentação.

Fitoterápicos
No tratamento da celulite os fitoterápicos atuam na melhora da circulação sanguínea local, reduzir a formação de fluidos,estimular o metabolismo da gordura,reduzir a gordura localizada e proteger os tecidos. Os mais eficazes são:
Babosa (Aloe vera):Composto de água,das enzimas catalase e celulose,de minerais como cálcio,alumínio,ferro,zinco,potássio,magnésio e sódio,e de aminoácidos,o extrato de babosa tem propriedades antiinflamatórias e hidratantes.
Óleo de Borragem (Borago Officinalis)
Esse óleo apresenta uma concentração muito alta de ácidos graxos essenciais não-saturados,que são ótimos condicionadores e umectantes da pele,regulando sua hidratação
Centela Asiática
Planta de propriedades vasodilatadora e fortalecedora dos vasos sanguíneos, também usada como diurético,antioxidante e antiinflamatório.Facilita a ação dos antioxidantes em áreas atingidas pela celulite.
Castanha-da-índia
Essa planta tem a capacidade de melhorar o fluxo sanguíneo e prevenir danos futuros ao sistema circulatório.
Ginkgo biloba
Além de ser antioxidante, o ginkgo biloba aumenta o fluxo sanguíneo por todo o corpo,expandindo o alcance dos nutrientes ingeridos.
Semente de uva
O extrato de semente de uva, que contém grande quantidade de polifenóis, uma família de antioxidantes particularmente ativa na pele,inibe as enzimas colagenase e elastase,que quebram o colágeno e a elastina.
Extratos Marinhos
A alga,uma planta marinha,é rica em minerais e pode ser empregada para hidratar a epiderme.Acredita-se que os nutrientes presentes nas algas possam nutrir a pele e proteger as fibras de elastina.
Sais marinhos secos suavizam a pele e podem ser usados para esfoliação.
Romã
Essa fruta é,talvez,a maior fonte de polifenóis(também encontrados em sementes de uva e no chá-verde).Além de antioxidantes,ela também aumenta o efeito dos protetores solares.

Pensando nesses alimentos e nutrientes vamos montar um cardápio de 3 dias que vai ajudar no combate a celulite

Dia/Refeição
Dia 1
Dia 2
Dia3
Café da manhã
Suco verde (água de coco, melão e pepino) c/ ½ cenoura e gengibre ralado (1 fatia fina) + Pão Integral (1 fatia) c/ mix de azeites e orégano
Suco de lima da pérsia com maçã (1/2 unid) + gengibre (1 fatia fina) + Pão Integral (1 fatia) c/ queijo cottage c/ azeite e orégano
Suco de água de coco c/ morango e gengibre (1 fatia fina) + Banana amassada (1 unid) c/ quinua em flocos (1 col sopa) + Mel (fio muito pouco)
Lanche da Manhã
Tangerina (1 unid) + Nozes (2 unid)
Suco de romã (1 copo) + Castanha do Pará (1 unid)
Mamão papaia (1/4 unid) c/ Amendoas (3 unid)
Almoço
Salada de rúcula com agrião, cenoura ralada, rabanete e broto de feijão c/ 1 colher sopa de mix de azeites  (á vontade) + Filé de peixe grelhado ou assado (1 pedaço) + Arroz Integral (1 col servir) c/ salsinha desidratada + Feijão Cozido (1 concha média) + Brócolis cozido (á vontade)
Salada de escarola com alface roxa, cenoura e beterraba ralada (á vontade) c/ mix de azeite (1 col sopa) + Espinafre Refogado com azeite e alho poro (1 xíc chá) + Arroz Integral c/ açafrão (1 col servir) + Lentilha Cozida (1 concha média) + Filé de frango grelhado (1 filé)
Salada de couve c/ cenoura ralada c/ mix de azeites (á vontade) + Macarrão Integral com molho vermelho (1 prato raso) c/ almôndegas de carne magra (3 unid)
Lanche da tarde
Suco de melancia (300ml) batido com Gengibre (1 fatia fina) + Castanha do Pará (1 unid)
Goiaba (1 unid) + Nozes (2 unid)
Suco de uva Integral (300ml) batido c/ maçã (1/2 unid) + Castanha do Pará (1 unid)
Jantar
Sopa de legumes (3 conchas) c/  Pão Integral Torrado com Mix de Azeites (1 col chá)
Macarrão Integral (3 pegadores) c/ legumes (cenoura ralada brócolis picado e queijo cottage + Peito de frango grelhado (1 unid)
Salada (á vontade) + Arroz Integral (2 col sopa) + Filé de peixe assado c/ legumes (1 pedaço)
Ceia
Suco de Uva integral (150ml)
Chá de camomila (1 xíc chá) + Cookie Integral (3 unid)
Chá de erva-doce (300ml) + Cookies Integral (3 unid)  

*mix de azeites: 100ml de óleo de linhaça, 100ml de azeite de oliva e 100ml de óleo de macadâmia.

Bom leitoras espero que tenham gostado do post da semana e aproveitem o inverno para estar linda no verão. Para maiores duvidas entre em contato nos telefones 35245894 ou pelo email larissapdiet@bol.com.br.

Até a próxima.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário