terça-feira, 3 de setembro de 2013

Arroz: o queridinho dos brasileiros | Por Larissa Garcia

Quem é que não gosta da famosa combinação arroz com feijão? Bem feito e bem temperado....hum é uma delícia. Pensando nesse querido da nossa mesa vamos falar um pouco sobre ele e suas variedades.
Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar feita pelo IBGE, juntamente com o feijão, o arroz é considerado um dos alimentos mais consumidos diariamente pelo brasileiro (cerca de 160,3 gramas/dia), sendo ingerido por cerca de 84% da população brasileira.
O arroz é um dos cereais mais importantes na alimentação do dia-a dia e é uma importante fonte de carboidrato, que nos dá energia para realizarmos nossas atividades diárias. Além disso, o arroz também apresenta pequena quantidade de gordura.
Existem diversos tipos de arroz, que podem compor a alimentação, cada um apresenta uma qualidade específica, principalmente devido a sua composição nutricional. Você já pensou em algum momento substituir o tradicional arroz branco por algum outro tipo? Ou o arroz integral pelo arroz preto? Você conhece os diferentes tipos de arroz? O post de hoje tem como objetivo auxiliá-los em suas escolhas alimentares diárias, de forma que você saiba dos benefícios provenientes do consumo dos diversos tipos deste alimento tão tradicional na culinária brasileira.
Desfrute das variedades e dos benefícios dos diferentes tipos de arroz.

Para que você possa entender as características nutricionais de cada tipo de arroz, abaixo está uma figura que mostra as camadas do grão colhido: casca, farelo e grão.

  
Fonte: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

- Arroz branco: é o mais comumente presente na alimentação do brasileiro. Após passar por um processo de moagem, o grão original perde os micronutrientes encontrados na casca e no farelo, os quais são eliminados neste processo. É composto basicamente pela parte do grão, que é rica em carboidrato (principalmente amido) e constitui cerca de 70% do grão original.
É um alimento considerado de alto índice glicêmico, ou seja, que promove flutuações rápidas nas concentrações sanguíneas de glicose e insulina. Esta característica reduz o tempo de saciedade, aumentando a fome de forma mais rápida ao ser comparado com os tipos de arroz que contém maiores teores de fibras.

- Arroz parbolizado: este tipo de arroz é obtido após um processo industrial de fervura do grão inteiro de arroz. Neste processo, alguns nutrientes do farelo e do gérmen do arroz penetram no grão, enriquecendo a sua composição em comparação ao arroz branco. Após a secagem, os grãos são descascados. A coloração mais amarelada é proveniente da fixação dos nutrientes vindos das outras partes do grão inteiro.

- Arroz integral: o arroz integral nada mais é do que o grão de arroz com a camada do farelo preservada, uma das partes mais ricas em micronutrientes. Por isso, apresenta uma quantidade maior de fibras, vitaminas (principalmente do complexo B) e minerais (ferro e zinco).
Além disso, devido à maior quantidade de fibra, apresenta menor índice glicêmico ao ser comparado com o arroz branco, levando a um maior poder de saciedade ao ser comparado com os demais tipos de arroz, ou seja, você se sente saciado por mais tempo. Este tipo de arroz é uma ótima opção para pessoas que querem controlar a ingestão alimentar e reduzir o peso.

- Arroz preto: Assim como os demais tipos de arroz, o arroz preto é fonte importante de carboidratos. Entretanto, apresenta antocianina em sua composição, o que confere a sua coloração escura. Esta substancia é capaz de desempenhar ação antioxidante, o que reduz riscos de câncer e o envelhecimento precoce das células do nosso organismo. Além disso, o arroz preto apresenta em sua composição proteínas, compostos fenólicos, vitaminas E, C e do complexo B. Esta composição nutricional rica é capaz de promover melhor funcionamento do organismo e prevenção de doenças.

- Arroz vermelho: a coloração deste tipo de arroz deve-se ao acúmulo de antocianina em seu grão. Esta substância possui importante ação antioxidante, que reduz danos à saúde, como doenças cardiovasculares e envelhecimento precoce. Esta versão de arroz ainda apresenta maior quantidade de ferro e zinco comparado ao arroz branco.

**Comparando as calorias:
Em uma porção deste alimento (50 gramas), não há grande diferença de um tipo para o outro.


**Comparando a quantidade de fibras:
Já em termos de fibras presente em 50 gramas de arroz, há muita diferença de um tipo para o outro. O arroz integral com cereais, preto, com grãos, e vermelho possui maiores quantidades das fibras. E é esta característica que faz destes tipos de arroz uma das melhores opções para pessoas que querem perder peso e prevenir doenças.
As fibras atuam em nosso organismo, melhorando o funcionamento do intestino, reduzindo absorção de carboidratos e gorduras provenientes da alimentação e são importantes na promoção da saciedade.



Dicas para manter a boa forma e a saúde

- O valor nutritivo do arroz integral é superior ao do arroz branco. As quantidades de ferro, zinco, vitaminas B1, B2 e B3 são duas ou mais vezes maiores no arroz integral do que no arroz branco;

- Se você não é muito adepto dos integrais, inicie o consumo pelo menos 1 vez na semana até que você se habitue ao tipo de arroz mais saudável e ele se torne hábito em sua rotina alimentar;

- A inclusão do arroz preto e vermelho na alimentação pode ser um importante aliado para a sua saúde. Varie entre os diferentes tipos de arroz ao longo da semana ou do mês, como forma de se beneficiar das vantagens de cada um deles;

- Atualmente, as indústrias alimentícias comercializam embalagens contendo um mix de arroz com grãos ou cereais. Nestes produtos são incluídos arroz integral, aveia, trigo integral, quinoa, linhaça, centeio e trictale. Este processo aumenta o valor nutritivo do produto, aumentando as quantidades de fibras e nutrientes. Este tipo de produto apresenta baixo índice glicêmico, o que beneficia a saciedade e o controle da glicemia. Também pode ser considerada uma ótima opção para quem quer reduzir o peso;

- Cozinhe o arroz com pequenas quantidades de óleo. Tempere apenas com temperos naturais e evite os industrializados.

Agora é só desfrutas dos benefícios do arroz! Para maiores dúvidas entre em contato pelo email larissapdiet@bol.com.br.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário