terça-feira, 8 de outubro de 2013

Farinhas Funcionais | Por Larissa Garcia

Farinhas funcionais, elas podem ajudar a perder peso e melhorar sua saúde.
Já tem tempo eu tenho ouvido falar e tenho usado as farinhas na minha alimentação e prescrevo para os meus pacientes. As farinhas são ótimas fontes de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, ajudando no processo de emagrecimento, pois nos dão maior saciedade e ainda pode nos ajudar em alguns problemas como diminuir colesterol, triglicérides, glicemia (diabetes) entre outros.

Agora eu vou mostrar pra vocês algumas opções que podemos encontrar no mercado.

Farinha de linhaça

Essa farinha contém gorduras poliinsaturadas ômega 3 e 6, estudos tem confirmado que fazer uso continuo dessa farinha ajuda a melhorar e até prevenir algumas doenças como:
Obesidade através da perda de peso, sua quantidade de fibras ajuda a dar a sensação de saciedade, controlando a obesidade.
Na melhora da saúde intestinal, estudos comprovaram que a linhaça ajuda na prevenção de câncer de colon devido à quantidade de fibras encontrada nela. Ela lubrifica e regenera a flora intestinal, é considerado um laxante natural.
Prevenção de doenças cardiovasculares pois ajuda no tratamento da arteriosclerose, do colesterol (diminui o ruim), pressão arterial, prevenção de formação de coágulo sangüíneo.
No tratamento e prevenção de doenças inflamatórias ajudando a diminuir as condições inflamatórias como um todo por ser excelente fonte de ômega 3 excelente antiinflamatório natural previne todas as “itis” como: gastrite, hepatite, artrite, colite, amidalite, meningite.
No tratamento e prevenção do diabetes pela boa quantidade de fibras encontrada na farinha ela é uma aliada no controle do diabetes pois controla os níveis de glicose no sangue.

Forma de uso: utilize de 1 a 2 colheres de sopa por dia, no suco, no iogurte, junto da comida, vitamina, sopa, em preparações como bolo, pães, tortas. Mas não se esqueça de beber água também.

Farinha de chia
Queridinha do momento a farinha de chia é excelente fonte de ômega 3 (é o alimento vegetal com maior concentração desse nutriente) além de possuir ótimas fontes cálcio, magnésio, fibras, potássio, proteínas e vitaminas do complexo B.
A farinha de chia tem benefícios de controle de peso, devido à quantidade de fibras presente nela que forma um gel no estômago retardando seu esvaziamento gástrico, a comida permanecendo mais tempo no estômago da sensação de saciedade, ajudando no funcionamento do intestino e até a desintoxicar o organismo.
É indicada no tratamento de diabetes, pois essas mesmas fibras têm a propriedade de controlar a saída de açúcar para a corrente sanguínea, controlando o diabetes.
Na melhora do funcionamento do organismo como um todo, devido as grandes quantidade de vitaminas, minerais e gorduras do bem a farinha de chia , previne o envelhecimento precoce e ainda o sistema imunológico.
Auxilia no controle de doenças cardiovasculares reduzindo o colesterol ruim prevenindo a formação de coágulos.
Importante fonte de proteínas, a chia é indicado para diabéticos, hipertensos, vegetarianos e praticantes de atividade física, além de contribuir na promoção de massa óssea e combate a osteoporose em idosos, graças à alta concentração de cálcio e magnésio.

A farinha de Chia deve ser consumida adicionada em vitaminas, iogurtes e saladas. Duas colheres de sopa (15 gramas) de chia, quantidade diária indicada pelos nutricionistas, oferece cerca de 50% de ferro (7,3mg) e 27% de magnésio (70mg).
Para quem busca emagrecer aproveitando as funcionalidades da chia, é recomendável ingerir a farinha com meio copo de água cerca de 30 minutos antes das principais refeições diárias.


Farinha de Feijão branco
Essa farinha contém uma glicoproteina chama faseolamina que inibe a absorção de carboidrato, ajudando a metabolizar o carboidrato de outros alimentos, diminuindo a absorção do que você esta comendo. Como toda a farinha também é excelente fonte de fibra melhorando o funcionamento do intestino, dá sensação de saciedade sendo usada em dietas de emagrecimento. 

Você pode usar essa farinha em receitas que costuma ir muito carboidrato tipo uma torta ou 30 minutos antes das refeições com um pouco de água, pois ajuda a não absorver o carboidrato dessa refeição. 

Farinha de banana verde
É a farinha mais indicada para quem tem problema no intestino. Por ser rica em amido resistente, que não é nem digerido e absorvido pelo intestino delgado, no intestino grosso ela é fermentada produzindo substancias que servem como fonte de energia para a produção de bactérias benéficas do intestino regulando esse intestino preguiçoso. Essas bactérias mantêm a integridade da mucosa do intestino que é responsável pela absorção adequada de nutrientes e pela barreira de entrada de substancias maléfica. Devido a isso seu consumo é indicado para evitar diarréias, constipação e até câncer de intestino.
A farinha de banana verde é rica em potássio, fósforo, magnésio, cobre, manganês e zinco sendo uma ótima indicação para melhorar a saúde dos ossos, fertilidade e imunidade.
Estudos também comprovaram sua ação na diminuição do colesterol através da redução na sua produção pelo fígado, e pelo aumento da eliminação pelos sais biliares.

Podemos usar essa farinha em bolos, sopa, iogurte, vitamina e sua ingestão é de aproximadamente 2 colheres sopa duas vezes ao dia.

Farinha de amora
Essa farinha é rica em antioxidantes como a antocianina que combate os radicais livres, melhora a circulação pois contém polifenóis e retarda o envelhecimento.
Rica em fibras, também atua na melhora do funcionamento do intestino, dá a sensação de saciedade prevenindo a obesidade.
É rica em minerais como potássio, cálcio, magnésio, selênio e fósforo e vitaminas A, C e B ajudando no tratamento de doenças como osteoporose e doenças do coração.

Farinha de laranja amarga
Essa farinha possui um principio ativo chamado “citrus aurantium” que acelera o metabolismo do organismo ajudando na queima de gordura corporal.
É rica em fibras como toda farinha tendo o benefício de melhorar o funcionamento do organismo, dar saciedade reduzindo o apetite e reduz o colesterol. 

Leitoras do blog uma coisa muito importante é que, quem quiser fazer uso de alguma farinha deve ficar muito atento a quantidade de água ingerida, pois elas podem ter o efeito contrario e prender o intestino devido a falta de água, se aumentamos a ingestão de fibras devemos aumentar a água também.

Como podemos fazer uso dessas farinhas: colocando em sucos, vitaminas, bolos, tortas, salada, iogurte e até em sopas, em torno de 2 colheres sopa por dia.

Para maiores esclarecimentos entre em contato ou no email larissapdiet@bol.com.br.
Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário