sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Especial Dia das Crianças - A hora do banho

Olá mamães, titias e irmãs mais velhas
Hoje o assunto é "a hora do banho". Muitas crianças não gostam de ter que tmar banho, principalmente quando são menores. Lavar a cabeça então, nem pensar.

Olha só essas dicas da Revista Crescer e do Guia do Bebê que legal, pode ajudar nesta hora!
- Desde cedo, faça do banho de seu filho um momento divertido. Permita que ele leve brinquedos para a água, por exemplo.
- A hora do banho deve ser um ritual de relaxamento, e não de estresse. Ensine a criança a se lavar com calma.
- Escolha um bom horário para o banho da criança e evite mudá-lo. Crie assim um rotina.
- Explique a ela a importância do banho para a saúde.

- As crianças começam tomar banho sozinhas a partir dos 3 anos de idade, quando querem ser independentes. É aí que entram as mamães, para incentivar e estimular o seu filho a tomar banho sozinho, fazendo sua higiene pessoal.
- Não torne este momento mais complicado do que já é.
- Os objetos tornam o banho mais divertido e criança aprenderá que tomar banho é legal.
- A mãe deve auxiliá-lo a se lavar corretamente. Deixe-o livre para brincar com o sabonete e as esponjas, e você vai indicando aonde deve ser lavado, orelhas, pés, bumbum, fazedor de xixi , etc. Desde cedo devemos ensiná-los sobre a importância de se ter uma boa higiene.
- Depois que seu filho tomar o banho elogie, dê beijos e faça-o se sentir importante.
- Para a criança até os cinco anos o ideal é usar sabonetes específicos de crianças, isso porque nesta idade elas ainda podem ter alergias na pele, por serem sensíveis há alguns produtos químicos.

No caso dos bebês, a hora do banho requer cuidados espeiciais, como ensina o blog Bebê Dicas:
  1. Escolha uma hora do dia que esteja mais quente. Nunca sendo logo após uma mamada, já que dar banho no bebê com o estômago cheio pode provocar regurgitações e desconforto. Ninguém merece ser tão manuseado de barriguinha cheia!
  2. Retire anéis, pulseiras e relógios.
  3. Mantenha as unhas bem amparadas e lixadas e higienizadas!
  4. Certifique-se de que depois do banho seu bebê não será exposto a correntes de ar.
  5. Antes de tirar a roupinha do pequenino providencie as roupas da troca, a toalha, o sabonete, o shampoo. Deixe tudo que você for precisar à mão!
  6. Numa banheira limpa, previamete higienizada, coloque água morna. Comece colocando pouca água. A medida que você for ganhando experiência poderá usar mais água.
  7. Teste a temperatura da água com o cotovelo.
  8. Ao tirar a fraldinha e a roupinha do bebê, faça uma boa higienização eliminando qualquer resíduo de fezes e urina.
  9. Coloque o bebê na banheira e lave o rostinho dele, delicadamente.
  10. Atenção: nunca, jamais, deixe seu bebê sozinho na banheira e no trocador. Muitos acreditam que com pouca idade, como o bebê não sabe rolar e pouco se mexe, nada poderá acontecer. E é então que acidentes, até graves, acontecem!
  11. Lave o corpinho com muita suavidade, vá conversando com o bebê. Fale pra ele como ele é amado, como o banho está gostoso! Com a mesma delicadeza incline a cabecinha do bebezinho para trás e lave-a tomando cuidado para que não entre água nos olhos, nariz e ouvidos. Vire-o de bruços e lave as costas e o bumbum!
  12. Terminado esse banho gostoso, retire-o da banheira e seque-o com uma toalha bem macia. Não precisa esfregar, a pele do bebê é muito sensível!
  13. No trocador, ou em outra superfiicie firme e confortável, seque o corpinho do pequeno, dando atenção a cada dobrinha, entre os dedos, atrás das orelhas. E sempre vá conversando com ele. Vá falando o que você está fazendo. Troque olhares. Se permitido pelo pediatra, use um hidratante próprio para bebês e vá acariciando, cantarolando! Seu bebê vai se sentir mais amado, mais cuidado!
  14. Vista uma roupa limpa e confortável adequada para o clima! Com uma escova macia, escove o cabelinho dele e pronto! Seu bebê está cheiroso e limpo. E não só isso, seu bebê saberá mais uma vez que você o ama muito!
DICAS C&M
Para tornar o banho um momento mais divertido, a C&M tem algumas dicas pra você!! Um ótima opção para presentear seu filho, ou aquele sobrinho, filho de amiga, primo, que dá trabalho na hora do banho.






Gostou?! Ainda dá tempo... passa na loja de Catanduva ou compre pelo site  http://www.casacm.com.br/Conteudo/Produtos_Dia_das_Criancas.aspx?idCarac=4&ori=BL
e entregamos na sua casa!!!
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário