quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Especial Dia das Crianças - O que dar de comer para a criançada

Olá pessoal
Hoje a dica é para aqueles pais, tios e avós que não conseguem fazer a criança comer de jeito nenhum.
Quando pequenas, elas ainda não possuem um paladar apurado, então é normal que rejeitem certos alimentos.

Algumas dicas podem ajudar:
- para os bebês, o ideal é dar o leite materno pelo menos até os seis meses de vida;
- a partir dos seis meses, oferecer de forma gradual outros alimentos, como suquinho, fruta, etc;
- quando a criança já possuir dentinhos, você pode oferecer outras opções, como pães, e comidas fáceis de mastigar;
- nunca obrigar a criança a comer certo alimento, porque ela pode traumatizar;
- a regra é sempre oferecer e mostrar que aquilo é gostoso;
- uma alimentação balanceada é uma alimentação colorida; por isso, ofereça diferentes tipos de alimento ao dia;
- estimular o consumo de frutas, verduras e legumes; uma alternativa é misturar certos alimentos à aquele que a criança já gosta, por exemplo, ao macarrão ou feijão;
- nos primeiros anos de vida é importante evitar enlatados, frituras, condimentos, salgadinhos, balas, refrigerantes e outras guloseimas, pois podem fazer mal à criança e deixá-la mal acostumada.


Dica C&M
Para deixar o momento de comer mais descontraído e distrair a criança na hora da refeição favorecendo a ingestão de alimentos saudáveis, uma dica é utilizar pratos, talheres e copos divertidos, que tornam a hora de comer mais empolgante.
Olha as dicas da C&M...






E aqui vão algumas dicas do site brasil.babycenter.com.br

Fique calma. Ofereça alimentos saudáveis e nutritivos para o seu filho, mas deixe que ele decida o quanto quer comer. Acredite, o corpo dele sabe o tanto de comida de que precisa.
Tenha horários fixos para as refeições e para os lanches, levando em conta a rotina de sono do seu filho durante o dia. Ofereça três refeições e mais dois ou três lanchinhos nutritivos.
Torne as refeições interessantes e divertidas. Uma das estratégias é sempre, depois do salgado, oferecer uma sobremesa. Com isso seu filho ganha mais uma chance de absorver nutrientes. Não é porque o alimento é doce que ele precisa ser proibido.
Coma junto com seu filho sempre que conseguir, e coma os alimentos que gostaria que ele comesse. Crianças precisam experimentar para aprender a comer novos alimentos, e o melhor incentivo é ver outras pessoas comendo. Faça comentários sobre a comida durante a refeição: "Nossa, isso está uma delícia", ou "Humm, purê de batata com carne moída é uma das minhas comidas favoritas".
Respeite as preferências da criança. Nessa idade, começam a surgir os gostos: há crianças que gostam da comida molhadinha, outros já preferem alimentos secos. Outros exigem que cada tipo de comida fique separado do outro (não pode misturar o arroz com o feijão, por exemplo). Há aqueles que têm dificuldade para mastigar carne. Embora você deva respeitar o gosto do seu filho, não faça uma comida especial só para ele. Ofereça sempre a mesma coisa que o resto da família estiver comendo, mas procure se certificar de que ele vá gostar de pelo menos uma das opções. Com o tempo, o gosto da criança vai mudando, portanto é importante continuar oferecendo ao seu filho a mesma comida dos adultos.
Curtiu?! Agora é só pôr em prática!!!
Ah, e se você tem um filho, sobrinho, enteado, primo e afins que dá trabalho na hora de comer, esta é um ótima dica de presente para o Dia das Crianças, que com certeza vai ajudar muito na hora das refeições.
Quer mais dicas de presentes para o Dia das Crianças'?! É só entrar em http://www.casacm.com.br/Conteudo/Produtos_Dia_das_Criancas.aspx?idCarac=4&ori=BL
e se divertir!!
Beijos

Um comentário:

  1. Olá =)
    Passando pra dizer que está rolando o sorteio de um pen drive no blog, e estou te convidando a participar ! =)

    http://abiabomdia.blogspot.com/2011/10/parceria-coke-imports-sorteio.html

    Beijooooos

    ResponderExcluir