quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Dica: Eliminando as traças

Meninas, li esta dica para remover traças no site Casamenteiras e vou reproduzir pera vocês. É incrível e super fácil!!

As traças são grandes inimigas das nossas roupas, não é mesmo? Odeio quando vou vestir aquele blusinha que amo e lá está a prova do crime. Dá um ódio, né? Estou enfrentando este problema, por isso fui pesquisar alguma solução. Eu ainda não experimentei, mas esta semana mesmo vou fazer e depois conto pra vocês. Se alguém já fez não deixe de comentar!

No site Truques e dicas, li que as traças apresentam hábitos diurnos e noturnos, sendo ativas à noite e escondendo-se durante o dia, evitando contato direto com a luz. Assim, ao acender-se a luz de um aposento, as traças procuram se esconder em frestas ou atrás de móveis e quadros. Mas como acabar com elas? Todos conhecem o capim limão, também conhecido por chá-de-estrada, capim-cheiroso, capim-cidreira. Atenção! Muita gente confunde o capim-limão com a erva-cidreira. De fato as duas espécies têm uma substância em comum, o citral, responsável pelo aroma. Mas são diferentes, até no visual. As folhas do capim limão são finas e compridas e as da erva cidreira, são gordinhas.Ele cresce em moitas que alcançam de 60 a 80 centímetros de altura. Suas folhas são finas, pontiagudas, ásperas e cortantes.O aroma da planta é cítrico, muito parecido com o do limão. Insetos, como a traça, odeiam esse cheiro. Por isso, além de deixar o ambiente perfumado, os sachês recheados de folhas picadas servem como repelente. Na hora de fazer o sachê corte as folhas frescas, ponha-as em saquinhos e espalhe-os em gavetas e armários. Quando ficarem secas e sem cheiro, será hora de trocar o recheio.
Dicas importantes
Traças adoram sujeira e umidade. Para mantê-las à distância podem ser tomadas algumas medidas:
- Elimine pontos de umidade e vazamentos (encanamento) e possíveis abrigos (cantos, frestas, etc);
- Evite acumular papéis, jornais, revistas, livros. Se ainda assim for necessário manter esses itens, mantenha em local sempre limpo, arejado e ensolarado;
- Tire o pó de móveis, quadros, cortinas e tapetes sempre que possível;
- Limpe armários e gavetas quinzenalmente com vinagre branco;
- Nunca guarde roupa suja ou umida;
- Lave a rouparia (roupa de cama, banho, copa) com freqüência, mesmo que as peças não sejam usadas regularmente;
- Use aspirador para limpeza no lugar de vassoura e/ou espanador;
- Guardar alimentos, massas e cereais em recipientes bem fechados.
- Produtos como naftalina funciona, mas fazem mal ao rim e figado.
Neste outro site aqui encontrei mais dicas de como combater as traças:
1) Coloque saquinhos com serragem de cedro dentro dos armários e recintos visitados pelas traças. Além de combater as traças, a serragem de cedro evita cheiros de mofo. Grãos de pimenta-do-reino também ajudam.
2) Cascas de limão secas e alguns cravos-da-índia espalhados pelas roupas do armário afugentam esses insetos. Muitos usam saquinhos de lavanda para esta finalidade;
3) Como parte da “operação varredura”, assim que detectar uma traça, apele imediatamente para a vassoura, o aspirador de pó ou então, retire-a com o auxílio de um pequeno pedaço de papel. Não permita que qualquer traça continue a decorar sua parede, dependurada em solene tranqüilidade triunfante diante do seu imobilismo. 
Por Karen Melzer, do Casamenteiras
** Casa C&M - Presentes de casamento, lista de presentes, enxoval e decoração

Nenhum comentário:

Postar um comentário