quinta-feira, 21 de março de 2013

Cuidados especiais com as roupas de cama e banho

Lavar e guardar o enxoval de maneira adequada garante maior durabilidade



Nada melhor do que chegar em casa depois de um dia estressante, tomar um banho e deitar em uma cama limpa e cheirosa para descansar. Um conforto merecido e que não requer gastos absurdos, basta um cuidado especial na forma de lavar e armazenar seu enxoval.

Lígia Andrade, 39 anos, é gerente de uma loja especializada na venda de roupas de cama e banho e orienta os clientes como garantir vida longa às toalhas, lençóis e cobertores. “Sempre aconselhamos a seguirem orientação das etiquetas, mas sabemos que, na prática, nossa dica é mais lembrada. A primeira delas é lavar separadamente as peças, conforme o tipo de tecido.”

Produtos mais leves como lençol e fronha não devem se misturar com outras roupas. O correto também é respeitar as cores. “As peças escuras precisam ser lavadas separadamente. Sugerimos o uso de sabão neutro, além disso, a máquina de lavar deve estar selecionada no botão indicado para cada item. Isso prolonga a vida das fibras do tecido”, reforça a profissional – que também atua como designer de interiores.

Para retardar o envelhecimento do enxoval não é recomendado o uso de alvejantes. E para evitar manchas, cuidado especial com o tipo de amaciante e a maneira que ele é usado, o ideal é dissolver na água, nunca diretamente no tecido. Águas de passar com fragrância estão liberadas, elas ajudam a prolongar o cheiro de roupa limpa.

A lavagem de colchas, cobertores e edredons pesados requer atenção especial. O indicado é levar a uma lavanderia. “Mas se não há jeito e tiver de fazer em casa, cuidado com o peso para não estragar a máquina ou o tecido”, adverte Lígia, ao ressaltar que a lavagem incorreta pode fragilizar as peças a ponto de rasgá-las.

Toalhas precisam estar sempre limpas e secas para ajudar a eliminar fungos e bactérias – que permanecem no corpo mesmo após o banho. Para mantê-las felpudas e não estragar a coloração, não exagere no sabão e amaciante (que reduz a absorção). Lavar separadamente e garantir que esteja seca antes de tirar do varal ajudam a aumentar a durabilidade e o bom cheiro.

Rodízio
A maneira de armazenar as roupas de cama e banho é importante à medida que ajuda no estado de conservação. A professora Lilian Cabral Monteiro, 30 anos, é recém-casada e aprendeu com a avó que durante o verão, o ideal é guardar cobertores pesados em sacos de TNT ou caixas. “O saco plástico deixa os tecidos abafados. Minha tática é boa porque além de garantir o respiro, ainda evita que peguem poeira.”

A técnica do rodízio também é adotada por Lilian com os lençóis, trocados na sua casa uma vez por semana. Para evitar gasto excessivo, comprou apenas três trocas. “Um jogo sempre está no armário, o segundo, na cama, outro, para lavar. É a certeza de que vou usar todos os kits e só comprarei novos quando os antigos gastarem totalmente.”

Outra dica importante é manter as toalhas guardadas em lugares sempre arejados e trocar ao menos três vezes durante a semana. Nunca deixe toalha molhada – nem quando for trocá-la – para evitar que embolorem. E, cuidado com o ferro quente na hora de passar, ele pode ressecar as felpas.

Enxoval não é item de colecionador, não exagere na hora da compra. Peças que permanecem guardadas por muito tempo correm o risco de amarelar e as manchas são difíceis de sair até com o uso alvejante.

Fonte: Mulher Terra

>> Dica C&M: Veja roupas de cama e banho que a C&M preparou para você!








** Casa C&M - Presentes de casamento, lista de presentes, enxoval e decoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário