quinta-feira, 16 de maio de 2013

Dicas para evitar dores de cabeça no dia do casamento

Noivinhas
Achamos esta dica importantíssima, principalmente para as noivas que organizaram o casamento sozinhas, sem assessoria de uma cerimonialista. O Procon lançou uma cartilha completa para festas.
Vale a lida, pois ensina como proceder caso algum dos seus fornecedores não apareça no dia ou não faça o serviço conforme contratado!


Dicas para evitar aborrecimentos no dia do casamento:

Igrejas, templos, sinagogas e centros religiosos
É importante saber as normas do local, que podem conter certas limitações em temos de música, horários e decoração. Desde que sejam observadas as regras preestabelecidas, a restrição da escolha do serviço pelos noivos é considerada prática abusiva. O casal pode exigir um documento com todas as informações do que foi combinado.

Cartório
Muitas pessoas não sabem, mas o casamento civil é gratuito para pessoas de baixa renda e todo cartório deve ter uma tabela de valores dentro do estabelecimento. Além disso, alguns disponibilizam um juiz de paz para celebrar o casamento civil fora do cartório, mas é cobrado um valor adicional.

Convites
Procure primeiro fazer uma pesquisa de preços e ver possibilidades de pagar quando o material for entregue ou então de depositar apenas uma entrada. Peça, antes da impressão final, um croqui ou layout dos convites para evitar erros na grafia dos nomes ou qualquer detalhe indesejado.

Festa
Antes de contratar o buffet, é interessante fazer uma visita ao salão, provas do cardápio e, se possível, participar de algum evento da empresa. Veja se, além da alimentação e decoração, há algum pacote com bebida, fotografia, filmagem, sonorização e serviços como segurança e estacionamento. Coloque tudo que foi combinado verbalmente discriminado minunciosamente em contrato. Se algo fugir do combinado, deve ser colocado claramente por escrito e assinado por ambas as partes.

Traje
Veja se há pacotes extensivos ao noivo e padrinhos. O contrato deve conter todos os detalhes: data de entrega e devolução, possíveis multas e juros e o tipo de lavagem (se o consumidor ficar encarregado de lavar as peças). Faça uma boa vistoria na hora da retirada, para evitar problemas na hora da devolução.

Costureira
Um orçamento feito por escrito pode ajudar a evitar futuros mal entendidos. No caso, peça que conste no orçamento prazos de provas e de entrega.

Dia da noiva
Registre tudo que foi combinado em contrato e verifique se há testes de penteado e maquiagem que podem ser feitos antes. Em caso de alergia, leve sua própria maquiagem.

Transporte
Defina antes e registre por contrato quanto será cobrado em caso de tempo excedente da locação, valor e condições de pagamento. Não deixe de verificar as referências e documentações do motorista e do veículo.

Foto e vídeo
Defina e deixe por escrito se estão inclusos o álbum de casamento e o estojo; além da quantidade de profissionais responsáveis pela filmagem e fotografia da cerimônia e festa; resolução, número máximo e mínimo de fotos; tempo de filmagem e data de de entrega.

Músicas
No caso da cerimônia, verifique as indicações do centro religioso ou se não há restrições em relação ao profissional escolhido e seu repertório. Confira as possibilidades de ver ao vivo os músicos antes da contratação e de montar o repertório da cerimônia e da festa.

Lista de presentes
Descubra com as lojas escolhidas se o frete está incluso, as condições de trocas, comprovação e data máxima de entrega.
Para conferir a cartilha completa é só clicar aqui.

Por Virgínia Mesquita, do Casamento Click Brasil

Enjoy!

Casa C&M - Presentes, Lista de Casamento e Chá de Cozinha, Enxoval

Nenhum comentário:

Postar um comentário