quarta-feira, 15 de maio de 2013

Os Benefícios do Suco Verde | Por Larissa Garcia



Olá! Neste primeiro post, primeiro quero me apresentar.
Meu nome é Larissa Garcia. Sou nutricionista e atendo no Vitality Pilates e Nutrição. Atuo como nutricionista clinica atendendo casos de emagrecimento, reeducação alimentar e patologias diversas, e também desenvolvo o trabalho de personal diet (atendimento home care), em que realizo o trabalho da clinica (avaliação de consumo de alimentos, rotina alimentar, histórico alimentar) na casa do paciente com algumas coisas a mais, como treinamento e realização de receitas para a pessoa que cozinha ou o próprio dono, e também a parte de ida ao supermercado, onde dou toda a consultoria necessária para escolha dos suprimentos da casa. 

Nosso primeiro post será sobre o queridinho das famosas, o SUCO VERDE, usado por Flávia Alessandra, Letícia Spiller, Giovana Antonelli, Guilhermina Guinle e também a linda angel da Victoria’s Secret  Alessandra Ambrósio. A bebida virou sinônimo de saúde, beleza e bem estar e deve fazer parte do cardápio diário de quem quer estar sempre em forma e cheia de disposição. Para termos esses benefícios, o indicado é tomar um copo bem generoso do suco verde feito com folhas verdes, frutas, legumes e sementes pela manhã em jejum. Este é o horário em que o corpo absorve os nutrientes com mais facilidade. Vocês podem se perguntar: mas bater no liquidificador ou centrifugar os ingredientes ainda vai preservar os nutrientes?! Sim. Há uma perda, mas ela é pequena, pois já que temos que comer 5 porções de frutas, verduras e legumes, só no suco verde já conseguimos uma boa quantidade. Quando os vegetais e as frutas são triturados há uma quebra de suas paredes celulares, o que acelera a absorção dos nutrientes pelas paredes intestinais.
O suco verde aliado a um cardápio balanceado aumenta a taxa de metabolismo e agiliza a perda de peso. Não vale esquecer que a prática de atividade física regular também vale a pena!!

Não existe um modelo único de suco verde, seus ingredientes podem variar de acordo com seu gosto (ou as possibilidades que você tem na sua geladeira e fruteira), mas fique atento que eles devem estar fresquinhos principalmente as folhas (bem verdinhas e firme é melhor) e de preferência sem AGROTÓXICOS. Caso você não consiga ir com frequência ao supermercado, triture as folhas no liquidificador ou processador e congele-as em forminhas de gelo (gelinho de couve) e vá usando aos poucos. Outra dica é variar a receita para não cansar o paladar: troque uma folha do gelinho, uma fruta e uma semente, fazendo a rotação desses alimentos garantimos um aporte mais variado de nutrientes ao nosso organismo.

E vamos aos ingredientes do Suco Verde. Nele deve estar contido:
  • As folhas de 2 a 3 tipos: as verde escuras (couve, espinafre, rúcula, salsinha, agrião, hortelã, escarola, folhas de brócolis) são as mais indicadas e usadas, ricas em antioxidantes afastam os radicais livres provocados pelo estresse do dia a dia. Possuem ácido fólico que é importante para o sistema nervoso, são ricas em cálcio (bom para o fortalecimento dos ossos), magnésio indispensável para as reações do organismo e participante ativo na formação e fixação do cálcio nos ossos e o ferro que diminui o risco de anemia.
  • As frutas de 2 a 3 tipos: por ter um sabor mais doce a maçã é ótima opção, sendo usada para substituir o açúcar e adoçante no suco. E ainda possui pectina – uma fibra que entre vários benefícios ajuda na varredura das toxinas no organismo. As frutas secas como damasco e ameixa são boas opções para adoçar o suco assim como as frutas amarelas (pêssego e melão amarelo). Já as vermelhas (amora, morango, cereja, ameixa) concentram boas doses de antioxidantes aliados da pele lisinha. Para garantir boas fontes de vitamina C fortalecendo o sistema imunológico entram a laranja, acerola, lima-da-pérsia. Já o abacaxi e melão oferecem vitamina A, C e as do complexo B e são frutas diuréticas. O abacaxi possui uma mistura de enzimas (bromelina) que quebram as moléculas de proteína facilitando sua digestão. E a água de coco repõe os minerais e o limão ajuda na absorção do ferro presente nas folhas e pode ser usada no lugar da água comum na preparação do suco.
  • Legumes (até 2 tipos): o pepino tem 95% de água, ou seja, é diurético e dá volume a bebida, na sua casca encontramos fibras, potássio e outras substancias aliadas da pele, cabelo e unhas. Outras opções são aipo (diurético) e abóbora (antioxidantes).
  • Raizes (1 tipo): beterraba e cenoura tem fibras, betacaroteno e vitaminas C e E (potentes antioxidantes), o inhame se destaca pelo poder anti-inflamatório amenizando a celulite e as gordurinhas localizadas, a batata doce contém potássio e fibras importante para equilibrar o açúcar no sangue, a batata yacon também ajuda no controle do açúcar. E para deixar o suco com um sabor todo especial e ardidinho para quem gosta vem o querido gengibre digestivo a acelera o metabolismo.
  • Sementes (1 tipo): a linhaça e a chia garantem boas doses de ômega 3 – ácido graxo com o poder de desinflamar o organismo, boas fontes de fibras ajudam a aumentar a saciedade (neste caso sugiro deixar 1 a 2 colheres de sopa da semente germinarem em ½ copo de água e utilizar no suco pela manhã). A quinua em flocos, o óleo de coco, e as farinhas de coco, banana verde e maracujá são outras opções com proteínas ou gordura do bem, para amenizar a fome.  

E aqui vão algumas receitas para você testar em casa:

Gelo de couve
Modo de preparo
½ maço de folha de couve orgânica
1 xícara chá de rúcula ou agrião, ou espinafre ou brócolis, ou escarola
1 punhado de salsinha
Colocar tudo no liquidificador e bater com 500ml de água. Sem coar despejar em uma forminha de gelo e depois de congelados separar em saquinhos. Utilizar 3 unidades em cada copo de suco verde.

Para deixar com um sabor mais refrescante acrescente um punhado de hortelã.

Suco Verde
Modo de preparo
3 cubos de gelo de couve
1 copo de água de coco (250ml)
1 maçã
½ cenoura
5 folhas de hortelã
1 fatia fina de gengibre
1 colher sopa de chia germinada
1 pedaço de inhame
Se tiver uma centrífuga passe a cenoura e a maçã e depois bata no liquidificador com a água a hortelã o gengibre e os cubos de gelo se não tiver centrífuga coloque tudo no liquidificador e bata bem.

Suco Verde
Modo de preparo
½ cenoura
1 maçã com casca sem semente em pedaços
2 talos de aipo
1 pêra com casca em pedaços
3 gelo de couve
1 colher sopa de chia germinada
1 fatia fina de gengibre
Bata bem tudo no liquidificador.


Suco Verde
Modo de preparo
3 gelos de couve
1 polpa de frutas vermelhas congelada
150 ml de suco de laranja
1 colher sopa de chia germinada c/ ameixa
1 pedaço (3 cm) de aipo
Bater tudo no liquidificador.

Suco Verde
Modo de preparo
Suco de ½ limão
1 pêra em pedaços
1 fatia de abacaxi
1 copo de água de coco
3 gelo de couve
1 col sopa de chia germinada c/ ameixa
1 fatia fina de gengibre
 Bater tudo no liquidificador.



Tenha em mente sempre que é importante o acompanhamento de um profissional.
Até a próxima!!
Larissa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário