terça-feira, 11 de junho de 2013

Como não engordar no inverno | Por Larissa Garcia




Em algumas regiões do país as temperaturas já começaram a baixar e os pratos já começaram a ficar mais calóricos. Confira algumas dicas para manter o peso durante a estação






Aposte nos chás  Sim, eles são grandes aliados dos dias mais frios, pois ajudam a manter a temperatura do organismo mais alta. E isso, além da agradável sensação, faz com que o organismo não envie mensagens ao seu cérebro de que ele precisa de mais energia, ou seja, alimentos, para se aquecer. Além disso, eles são um recurso para manter a hidratação, já que muita gente diminui a ingestão de água, e ainda ajudam a reduzir a retenção hídrica. Escolha o seu! Tem chá verde, gengibre cravo e canela, cavalinha e centella asiática, camomila, erva doce, hortelã entre outros.

Aumente o consumo de vitamina C: alimentos como laranja, limão, acerola, melão, morango são boas fontes de vitamina C que fortalece o sistema imunológico tornando o corpo mais resistente a gripes e resfriados.
Invista nos termogênicos: Eles elevam a temperatura fazendo com que o organismo gaste mais calorias para realizar as atividades do dia a dia e os exercícios físicos. As mulheres podem ter ainda mais benefícios com esse tipo de suplemento. Se preferir, pode incluir na dieta alimentos que tenham essa função, como chá verde, pimenta, gengibre e canela.
 Não tire as frutas do cardápio: É só chegar o frio que as frutas e vegetais desaparecem da maioria das mesas, isso porque muitos têm o costume de consumir esse tipo de alimento refrigerado. Uma ótima forma de manter a ingestão destes produtos naturais para obter seus benefícios é utilizando as versões desidratas ou em cápsulas das frutas. As castanhas e outras oleaginosas são ótimas fontes de gorduras do bem e de minerais fundamentais para a saúde. Outra ótima opção é incluir as chamadas frutas vermelhas,  blueberry e cranberry, na dieta. Elas são ricas em antioxidantes naturais, fibras e ainda atuam ajudando a reduzir o colesterol.
As sopas são boas opções. São saudáveis e quentinhas. Prepare-as com legumes batidos, sem adição de creme de leite ou queijos gordurosos. Caso queira dar um toque especial, tempere com MISSÔ (pasta fermentada de soja).Para engrossar as sopas, use aveia, rica em fibra e nutrientes.
Faça trocas saudáveis: Inclua ingredientes mais saudáveis nas receitas, pois mesmo as mais calóricas podem ficar mais leves e nutritivas com algumas trocas.

Procure uma nutricionista para ajudar a montar seu cardápio nesse inverno.

Aproveite as dicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário