terça-feira, 12 de julho de 2011

Cuide das suas taças

Oi pessoal
Fazer um jantar e servir as bebidas em copos e taças maravilhosos é especial, não é mesmo?!
Mas como fazer para manter suas taças e copos em perfeito estado, sempre prontos para servir?

O principal ponto é nunca lavar com detergentes ou produtos com aroma, pois podem interferir nas características do vinho. Por isso, use sempre produtos neutros e água morna.

Após o uso, se não for lavar as taças de imediato, ao menos coloque um pouco de água dentro de cada uma delas, assim o resíduo de vinho não vai manchar o fundo. Dica: Para fundos já manchados, utilize uma pitada de bicarbonato de sódio dentro de cada uma e coloque água. Deixe descansando por um período de 12 horas.

Manchas de batom devem ser primeiramente retiradas antes da lavagem com um guardanapo macio bem como manchas de gordura.

A esponja deve ser delicada e com a única finalidade de lavar copos. Não utilize esponjas que tenham palha de aço e nem limpadores de mamadeiras ou outros objetos com cerdas firmes que possam riscar a parede das taças.

O paço seguinte é a secagem. Após lavadas, as taças devem ser colocadas em um suporte com a boca para baixo. Se não for possível, utilize um pano de prato limpo e sem perfume. Aliás, o ideal é comprar panos de prato brancos e lavá-los em separado, sem amaciantes e líquidos que ajudam a passar. Esses panos estarão à sua disposição somente para esse fim, mantidos limpos e sem perfume, somente para seus copos. Não compre tecidos atoalhados, que deixam fiapos nas taças por muito tempo enquanto são novos.

As taças não devem ficar sem ser secas por muito tempo. A quantidade de minerais presentes na água da torneira podem deixar manchas que são difíceis de remover. Portanto, lave e seque em seguida, não tenha medo de secar suas taças. Com a ponta do pano em uma mão segure o pé da taça, com a outra mão envolva a taça com o pano e seque por fora. Com leveza coloque a ponta do pano dentro da taça e vá girando devagar, assim você vai secar completamente.

E antes de guardá-las verifique se não ficou umidade, pois dentro de um armário de madeira elas poderão desenvolver um aroma desagradável.

No momento de utilizar, verifique cada taça contra a luz. Apesar de limpas podem ter alguma mancha ou odor. Para isso utilize um pano com um pouco de água e um pouco de álcool para limpá-las e higienizá-las, se tiver um borrifador, use-o.
*Dicas do site Viticultura

Agora, para degustar um bom vinho valem taças de qualidade. Confiram estas que temos na C&M.









Nenhum comentário:

Postar um comentário