sexta-feira, 16 de setembro de 2011

10 hábitos para se tornar mais organizado

Olá pessoal
Está tentando se organizar e não sabe como?! Olha só essas dicas do site Yahoo Mulher.

1. Resista a uma pechinchaSó porque você pode comprar uma camisa por R$ 30,00 ou seis garrafas de coca-cola (litro) por um ótimo preço não significa que você deva. "Pergunte-se: 'Tenho algo semelhante? e "Onde é que eu vou guardar isso? ' antes de fazer uma compra ".
2. Faça as pazes com a imperfeição
Muitas vezes dedicamos muito tempo para deixar algo perfeito como organizar nosso armário impecavelmente, mas tarefas como guardar as compras do mercado ou arquivar documentos são feitos de qualquer jeito.  Tente fazer todas as tarefas perfeitamente, pois é a maneira mais fácil de manter a ordem.
3. Nunca use um local para guardar com a tag "diversos"
Você coloca um monte de coisas em um arquivo ou caixa e escrever "diversos" bem na frente.  Em apenas uma semana você já esqueceu o que está lá dentro. Que tal classificar os itens em grupos específicos como notas fiscais, velas e assim por diante.
4. Tenha rotina para se livrar da tralha
Ao invés de esperar um feriado ou uma greve bancária, crie uma rotina para destralhar um local. Lembra da regra dos 15 minutos? Só se gasta isso fazendo uma triagem na correspondência, organizando uma gaveta de meias ou limpando os armários da lavanderia.
5. Fique com o que funciona pra você
Viver sempre em busca do ultimo lançamento de celular ou  querendo antecipar ( e comprar) a próxima tendência da estação pode te desgastar. Não perca tempo (e dinheiro) buscando obsessivamente a melhor coisa.
6. Criar uma zona de despejo
Encontre um espaço para armazenar todas as coisas que você não tem tempo para guardar e evite coloca-las em qualquer lugar. Assim quando precisar de algo que não guardou, basta procurar  no local destinado para isto.
7. Peça ajuda
Pessoas organizadas pedem ajuda quando precisam para manter a ordem e o equilíbrio. Muitas vezes pode ser constrangedor pedir um favor a mãe, pai, sogra, cunhado ou empregada. Mas isto ajudará a seguir adiante e evitar que as coisas dêem errado no fim do dia.
8. Saiba separar as emoções dos objetos
É saudável e importante guardar objetos especiais que marcaram fases da sua vida (eu por exemplo, tenho a sopeira que pertenceu a minha bisavó que já faleceu). Mas guardar um vaso quebrado ou um brinco sem par só porque ganhou de alguém e tem valor sentimental não faz sentido. Pratique o desapego e deixe ir embora itens que não tem utilidade e não podem ser usados.
9. Previna (e evite) os acidentes
Você não sairia de casa em um dia cinzento sem guarda-chuva, certo? Pessoas podem passar a vida sem aplicar esse princípio. Não basta abrir o armário da lavanderia e simplesmente jogar vassouras, pás, aspirador, escada lá dentro, pois uma hora isso tudo vai acabar caindo em cima de alguém (ou de você mesmo) quando a porta for aberta. Então previna e organize o armário antes que cause um acidente.
10. Saiba onde doar
Isso é um verdadeiro exercício de observação. Antes eu costumava doar itens para as pessoas que eu achava que precisavam. Mas doar para uma instituição facilita o trabalho evitando que a mesma pessoa receba muitas peças iguais. Geralmente instituições tem uma listagem das pessoas que necessitam ser ajudadas. Assim você tem certeza que sua doação foi destinada para quem realmente estava precisando naquele momento.

Agora, se você também não consegue organizar a sua casa, vive deixando as coisas espalhadas e não consegue organizar cada coisa em seu lugar, as próximas dicas são pra você.

1. Quando começo? Dê pequenos passos. você não está pensando em limpar e organizar a casa inteira em um dia. A menos que você tenha uma casa muito pequena. Comece por partes. Escolha uma gaveta, um armário, uma estante ou o armário do seu quarto. Planeje e faça um cronograma passo a passo. Coloque isto no papel.
2. Hora de organizar seguindo o cronograma. Reserve um horário como qualquer outro compromisso agendado. Se você não tem um tempo disponível demasiado,agende apenas uma ou duas horas, porém com entusiasmo e bem-intencionado. Certifique-se de trazer com você água, chocolate e proteína para dar energia à seu empenho!
3. Ajuda. Sinta-se a vontade para convidar um amigo ou familiar para ajudá-lo, somente para ajudá-lo e não para tirá-lo de seus planos. Planeje com antecedência para certificar-se de garantir que esse momento será intacto e sem distrações.
4. Decida como você deseja utilizar o espaço. Seja qual for a bagunça,tenha em mente eliminá-la. Fazer espaço, se desfazer de coisas que não usa mais.
5. Coloque perto de você todas as ferramentas para a sua organização.
Produtos de limpeza, panos de limpeza, escova, aspirador de pó,canetas, marcadores, grampeador, elásticos, clipes; itens que ajudarão identificar suas coisas. Inclua caixas para:
a) Caixa para redirecionar: colocar nesta caixa tudo o que está fora do lugar para serem distribuídos aos lugares que pertencem.
b) Caixa para reciclar: Para materiais recicláveis, como vidro, papel, plásticos
c) Caixa de presentes: Para os itens que você achar que pode servir de presente para alguém
d)Caixa para doar : Para itens que podem ser doádos e aproveitados por outras pessoas.
e) Venda de garagem ou família muda e vende tudo: Este termo é usado para venda de móveis e tudo o mais que você quiser se desfazer que seja de tamanho médio a grande.Você pode chamar lojas para retirarem estes móveis e vende-los para você.Faça um planejamento a parte para este tipo de organização de vendas de seus pertences.
6. Despeje. É uma idéia muito boa para agilizar sua organização, despejar. É motivador ver grandes espaços vazios em um armário, ou a superfície da sua área de trabalho vazia novamente. A partir de cada um destes montes isolados, pegue um item de cada vez e tome uma decisão sobre o seu lugar na sua vida. Se você está reorganizando uma gaveta, despeje-a sobre uma superfície. Se for uma gaveta de roupas, despeje tudo em cima da cama e em seguida, selecione.
7. Visual Clean! A área estando vazia busque um pano úmido ou um pano limpo seco para passar nas superfícies tornando-as frescas e novas novamente.
8. Salve o que você quizer. Depois de ter lustrado e polido o espaço, ponha de volta apenas os itens que realmente você vai querer manter.
9. Concluir ou reagendar. Ao terminar, certifique-se de redistribuir todas as caixas, sacos, para onde eles precisam ir. Não deixe FERRAMENTAS largadas à sua volta, com certeza eles vão causar confusão mental e emocional de acúmulo.Se demorar mais tempo do que o previsto, reagende sua organização porém termine o mais depressa possível.
10. Manter e conservar. A sua vida é noventa por cento de manutenção! Você pode começar aceitar à não comprar mais coisas sem necessidade. Uma boa regra de ouro para manter o que você está organizando é ter 10-20 minutos por dia, especialmente quando se tem filhos ou se trabalha fora, para manter no lugar o que está começando a ficar desorganizado. Pense.Ponha tudo de volta no seu devido lugar. Visual clean. Você se sentirá bem e não terá sentimento de culpa.
Fonte: http://cintiaceluppimendonca.wordpress.com/2008/11/19/10-dicas-para-organizar-sua-casa/

Para ajudar você a colocar ordem na bagunça, a Casa C&M tem a sua disposição caixas organizadoras que com certeza irão fazer a diferença.
E o melhor: até o dia 30 de setembro continua a promoção C&M, ou seja, todos os produtos Rosi Zanon, que incluem estas caixas, estão com desconto de 25% para o pagamento à vista e 20% para pagamento a prazo.






Não é demais?! É só escolher a caixa organizadora que melhor se encaixa a sua bagunça e comprar a sua na loja de Catanduva ou no nosso site http://www.casacm.com.br/.
Beijos!!

Um comentário:

  1. dicas maravilhosas!!!
    vou tratar de colocá-las em prática!

    abraço
    http://mixmistura.blogspot.com/

    ResponderExcluir